A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras aprovou a primeira convocação: o ex-diretor da Petrobras Pedro Barusco presta depoimento na próxima terça-feira, às 9h30. Barusco é ex-diretor da Petrobras e deixou a empresa para trabalhar na Sete, outra empresa investigada pela CPI. Ele afirmou à Justiça ter recebido propinas desde 1997.
O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), defendeu a convocação de Barusco. Ele anunciou que o PSDB não vai se opor em retroagir o período investigado pelo colegiado caso Barusco indique conexão dos fatos com o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Eu serei o primeiro a dizer: faço questão que retroaja em razão da conexão entre os fatos. Havendo conexão, retroage sim”, disse.
O vice-presidente da CPI da Petrobras, Antonio Imbassahy (BA) destacou que a primeira reunião deliberativa do colegiado foi de vitória para a investigação e para o projeto de proteger a Petrobras, no sentido de punir quem promoveu um verdadeiro assalto na petroleira. “Queremos mostrar celeridade e que essa CPI avance”, destacou.
O parlamentar disse que a decisão de estabelecer sub-relatoras foi acertada, pois não era razoável concentrar nas mãos de um só relator “um problema de tão grande magnitude”. Definimos a contratação de uma empresa internacional para seguir o dinheiro e se tivermos sucesso, e nossa confiança é essa, trazer de volta o dinheiro que foi roubado. O tucano também comemorou a aprovação da oitiva de Pedro Barusco.
A expectativa de Imbassahy é de que o depoimento poderá acrescentar importantes informações ao trabalho do grupo. “Ele era um dos principais integrantes da quadrilha. Então pode ter muito a acrescentar”, disse.
Já o deputado Otavio Leite (RJ) destacou a importância dos espaços conquistados pelo PSDB na comissão, que elegeu Imbassahy vice-presidente. “Precisamos salvar uma instituição que é patrimônio do povo brasileiro e começamos bem. Há muitos problemas a serem enfrentados. O país precisa ser passado a limpo, A Petrobras também precisa ser limpa para poder ser salva. E a máfia que se estabeleceu lá precisa ir para a cadeia.”
Do PSDB na Câmara