Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

Dilma deveria ter dito na TV: “Olha, a vaca tossiu, eu peço desculpas”

6 de maio de 2015
Email Share

Foto: Agência Câmara

Foto: Agência Câmara

Brasília – Em discurso realizado na tribuna do Senado nesta terça-feira (5), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse que a presidente Dilma Rousseff evita falar em rede nacional e se refugia na internet porque teme um panelaço. Para o tucano, “a presidente voltou a se enclausurar em um mundo de fantasia criado pelo marketing mentiroso que ela utilizou na campanha eleitoral e do qual ela não consegue se desprender”.

Ele lembrou que em um dos vídeos que foram ao ar no dia 1º de maio, Dilma afirmou que, em seu primeiro mandato, valorizou o salário mínimo, com alta de 14,8%, acima da inflação. Ocorre, porém, que o crescimento real do salário-mínimo tem sido uma constante desde o governo Fernando Henrique Cardoso (1994-2002) graças ao Plano Real.

Na gestão FHC, mesmo atingido por crises financeiras terríveis, o crescimento do salário mínimo acima da inflação foi, em seu primeiro governo (1994-1997), de 30,5%. O dobro do que é alardeado por Dilma. “E se o Brasil vai encolher, segundo todas as projeções deste ano, sua economia vai encolher. Evidentemente, o salário mínimo vai encolher. E, ao encolher o salário mínimo, encolhem-se todos os benefícios sociais que são a ele atrelados, especialmente a aposentadoria dos trabalhadores.”

Tabela do Imposto de Renda

A presidente também disse que enviou ao Congresso uma medida para ajustar a tabela de Imposto de Renda em 6,5%. “A tabela tem que ser corrigida segundo o crescimento da inflação. Fora isso, é confiscatória”.

O IR incide sobre a renda das pessoas, e se a renda encolhe por conta da inflação, a retenção do imposto tem de diminuir também. O reajuste de 6,5% foi proposto como reação à derrubada do veto pelo Congresso Nacional de uma medida que propunha mudança completa da tabela. “Não se ouviu nenhuma palavra dela sobre as medidas provisórias que retiraram direitos, sim, do trabalhador. Retiraram, sim! Ela, que havia prometido que jamais mexeria em nenhum direito trabalhista nem que a vaca tossisse, deveria ter ido à televisão e dito: ‘olha, a vaca tossiu, e eu peço desculpas’”.

Para assistir ao vídeo, clique AQUI.

*Da assessoria do senador

Compartilhe!