A projeção para a inflação elaborada por analistas do mercado financeiro passou de 8,46% para 8,79%. É a nona alta consecutiva registrada no Boletim Focus, que o Banco Central (BC) divulgou nesta segunda-feira (15). As informações são de reportagem do jornal O Globo.
A estimativa é bem distante da meta estabelecida pelo governo para a inflação, que está entre 4,5% a 6,5%. A alta foi motivada, entre outros fatores, pelos elevados números do IPCA, indicador elaborado pelo governo que serve como referência para a inflação. O IPCA de maio, divulgado no último dia 10, ficou em 0,47% na comparação mensal, índice que levou o acumulado de 12 meses a 8,47%, a maior marca desde dezembro de 2003.
PIB e Juros
O Boletim Focus identificou também que o mercado está mais pessimista em relação aos números do PIB para 2015. A projeção, que era de retração de 1,30%, passou para retração de 1,35%. É a quarta piora seguida para o dado.
Em relação aos juros, o Focus identifica expectativa de 14% na taxa Selic, patamar maior do que os 13,75% vigentes atualmente.