Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

Ex-conselheiros criticam política pública de ajuda às distribuidoras

25 de abril de 2014
Email Share

energia1 Brasília (DF) – Os três conselheiros que deixaram a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) consideram o empréstimo às distribuidoras uma solução paliativa e insuficiente para cobrir os gastos do setor, o que motivou a saída deles do órgão. As informações estão na edição desta sexta-feira (25) na Folha de S. Paulo.

O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), prepara requerimento para que os conselheiros prestem esclarecimentos à Comissão de Fiscalização e Controle da Casa. A Folha informa que os conselheiros avaliam que o governo deveria enfrentar o problema de forma definitiva, por meio de uma revisão extraordinária das tarifas e de incentivo à economia no consumo.

Até mesmo a adoção das “bandeiras tarifárias”, proposta que foi engavetada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), poderia, na visão desses conselheiros, trazer uma resposta rápida aos problemas do setor.
Esse sistema permitiria oscilação das tarifas mês a mês, acompanhando o aumento do uso de térmicas, que são as usinas mais caras.

Os ex-conselheiros deixaram cartas de renúncia, que foram entregues à presidência da CCEE, em que registram abertamente sua insatisfação com a forma adotada pelo governo para viabilizar o financiamento.
Os conselheiros dizem que o total de empréstimo aprovado, de R$ 11,2 bilhões, não é a solução adequada e será suficiente para bancar a conta do setor apenas até maio ou, no máximo, junho.

Compartilhe!