Brasília (DF) – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, escolheu o subprocurador-geral José Bonifácio Borges de Andrada como o novo vice-procurador-geral da República, no lugar de Ela Wiecko. A decisão deve ser publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União. Bonifácio já ocupou a Advocacia-Geral da União (AGU) durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, sucedendo o atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.
As informações são de reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Bonifácio assumirá o posto depois que a ex-vice-procuradora, Ela Wiecko, deixou o cargo após a divulgação de um vídeo em que aparece em manifestação contrária ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em Portugal.
O papel do vice-procurador-geral é assumir o comando do Ministério Público Federal durante as ausências de seu titular, podendo representar a instituição em julgamentos no STF e sessões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Bonifácio também deverá ficar responsável pela Operação Acrônimo, que tem como principal alvo o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT).
José Bonifácio Borges de Andrada tem 59 anos, é natural do Rio de Janeiro e formado em Direito pela PUC-MG. Em outubro de 1984, foi nomeado ao cargo de procurador da República. Entre 2003 e 2010, foi advogado-geral de Minas Gerais, durante o governo do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves. Em 2009, foi promovido a subprocurador-geral da República, e de 2014 a 2016 foi coordenador da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.
Leia AQUI a íntegra da reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.
*Do Portal PSDB Nacional