Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

Financiamento da casa própria pela Caixa deve ser elevado

14 de janeiro de 2015
Email Share

casapropriaO sonho da casa própria pode ficar mais caro. O jornal O Globo, desta quarta-feira (14/01), revela que a Caixa Econômica Federal estuda aumentar as taxas de juros para os financiamentos da casa própria. Apesar de a instituição garantir que ainda não há definição sobre a alta das taxas, correspondentes imobiliários receberam da Caixa a informação de que os juros para a habitação ficarão mais salgados a partir de 1º de fevereiro.

Com o crescimento do chamado crédito direcionado, a política de elevar os juros para frear o consumo ficou enfraquecida. Isso porque vários desses empréstimos, inclusive o habitacional, ficam fora desse aperto. Ou seja, estão imunes à atuação do BC.

O crédito habitacional ficou mais barato a partir de 2012, quando a presidente Dilma Rousseff usou os bancos públicos para liderarem a redução dos juros ao consumidor, historicamente altos. Hoje, por exemplo, um cliente da Caixa paga 8,75% ao ano, mais TR (Taxa Referencial, que corrige a caderneta de poupança), no financiamento de um imóvel de R$ 500 mil. Já a taxa taxa básica de juros (Selic) está em 11,75% ao ano.

Uma mudança nas taxas de crédito imobiliário da Caixa mexeria com todo o setor, já que a instituição detém 75,6% do mercado. Segundo dados do BC, o Brasil tem R$ 424,1 bilhões em contratos de crédito imobiliário ativos. É o crédito que mais cresce no país: nos últimos 12 meses, saltou 27%.

Compartilhe!