Brasília – A economia brasileira é uma das mais vulneráveis do mundo a um choque financeiro internacional. A constatação é do Fundo Monetário Internacional (FMI) e foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira (10).
O FMI avaliou também que há risco de fuga de capitais no Brasil, já que as empresas que operam aqui tenderiam a retirar seus recursos em caso de dificuldades globais. O deputado federal Vaz de Lima (PSDB-SP) afirmou que as observações do FMI “comprovam o que muitos economistas já sabiam”. O tucano criticou o governo do PT pela ausência de fundamentos sólidos na economia nacional e disse que a situação é o reflexo de um modelo equivocado.
Vaz de Lima destacou que as dificuldades acontecem mesmo com o fato de que, na maior parte dos 11 anos em que o PT governou o país, a economia internacional vivia condições favoráveis. “O PT pegou o país em um momento no qual a economia mundial estava em boas condições, como raramente ocorre. Mas não buscou fazer com que o Brasil se inserisse de maneira definitiva entre as grandes economias internacionais”, declarou.
Para o deputado, a atuação do PT fez com que a economia nacional regredisse: “Deixamos de comercializar produtos com valor agregado e nos contentamos com as commodities. Exportamos o que não traz valor agregado e importamos o que acrescentaria à economia”.
O tucano alertou que a condição deve se prorrogar nos próximos anos. “Vivemos um contexto, atualmente, de baixo crescimento e retorno da inflação. Infelizmente, é pouco provável que isso seja revertido”.