Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

GO: Mais uma escola Padrão Século 21 é inaugurada na Região Noroeste de Goiânia

14 de novembro de 2013
Email Share

ESCOLA GOIANIAO governador Marconi Perillo entregou aos estudantes da Região Noroeste de Goiânia, mais uma escola Padrão Século 21. Mesmo inaugurada na manhã desta quarta-feira, dia 13, o Colégio Estadual Francisco Maria Dantas já tem todas as vagas preenchidas. Atenderá, a partir de janeiro de 2014, 600 alunos do Ensino Fundamental, em tempo integral, e 600 alunos do Ensino Médio.

A obra custou ao Governo do Estado R$ 3,8 milhões, e é resultado de convênio entre a Secretaria da Educação (Seduc) e Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). A unidade atende às exigências do Ministério da Educação (MEC) e a arquitetura valoriza os espaços comunitários, com áreas arborizadas e 12 salas climatizadas com jardins de inverno.

O subsecretário Metropolitano de Goiânia, Marcelo Ferreira de Oliveira, agradeceu ao governador pelo novo colégio que, para ele, representa mais uma frente de trabalho do Executivo no combate à violência e às drogas, além do exercício de cidadania plena. “Diante de tanta mudança e avanços na área da educação, o senhor já cumpriu com a promessa de ser o governador da educação”, disse a Marconi.

O governador contou aos estudantes que a escola Padrão Século 21 é resultado de um estudo elaborado em 2000 por ele e pela então secretária de Educação, Raquel Teixeira. “Nós entendemos que esse conceito arquitetônico, com salas arejadas, jardins de inverno, espaço para ser utilizado pela comunidade, era o modelo de escola de primeiro mundo. Tenho orgulho de ter entregue mais de cem escolas com esse padrão, e reformado mais de mil escolas, repassando o dinheiro para que os gestores decidissem a melhor forma de reformar suas escolas”, afirmou.

Marconi informou que a Agetop já está com a licitação para reconstrução e reforma de mais duas escolas na Região Noroeste, e o Centro de Educação Profissional (CEP) deverá ter a licitação liberada no dia 22 de dezembro. “Portanto, nossa agenda está avançada na Região Noroeste e estamos cumprindo com todos os nossos compromissos. Para a construção da UEG, já temos os recursos, mas precisamos da regularização da área e uma nova licitação. Estamos cobrando da reitoria para que também esse compromisso seja cumprido”, declarou.

Ele reafirmou que, no próximo mês, o governo liberará os recursos para os dez mil melhores estudantes contemplados com uma poupança de R$ 1.100,00 por meio do programa Poupança Aluno e o Prêmio Escola, que vai homenagear as 200 melhores escolas, de acordo com a avaliação do Ideb, com recursos para a escola e também um prêmio para cada funcionário. “Tudo isso tem um objetivo: fazer com que a educação de Goiás seja reconhecida entre as três melhores do Brasil”, disse Marconi, frisando que no próximo ano os professores continuarão a receber o piso nacional, como recebem hoje.

Acompanharam o governador o secretário-Chefe da Casa Civil, Vilmar Rocha, a superintendente da Educação Básica, Vanda das Dores Siqueira (que representou o secretário da Educação Thiago Peixoto, que estava em uma reunião no Ministério da Educação, em Brasília), deputados estaduais e vereadores de Goiânia.

Do Portal do Governo de Goiás

Compartilhe!