Novas privatizações de aeroportos à vista. É o que trata reportagem do jornal Correio Braziliense, nesta sexta-feira (27). “O governo deverá passar para a iniciativa privada até 2018, último ano do mandato da presidente Dilma Rousseff, a operação de nove aeroportos atualmente administrados pela Infraero. Os primeiros da lista, de acordo com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, serão os terminais de Salvador, Porto Alegre e Florianópolis, cujas licitações devem sair em meados de 2016″, diz o texto.
De acordo com declarações dadas pelo ministro ao jornal, “entre os aeroportos rentáveis, apenas os de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Manaus (AM) permanecerão com a Infraero, com o objetivo de garantir a sustentabilidade financeira da estatal, que administra ainda dezenas de terminais deficitários em todo o país.”
Ainda conforme a matéria, “deverão ser lançados os estudos de viabilidade para a nova rodada de licitações. Segundo o ministro, com exceção dos três que continuarão com o governo, todos os terminais rentáveis poderão ser licitados. “Aqueles em que a concessão não for viável continuarão a ser operados pela Infraero”, explicou.