
“A decisão foi exemplar. O Supremo atendeu a uma expectativa da população e deu um sinal claro que os poderosos vão para a cadeia”, afirmou o tucano. “Uma resposta à exigência vinda das ruas para que houvesse uma mudança de postura.”
Deverão ser presos em regime semiaberto o ex-ministro José Dirceu (PT), o deputado José Genoino (PT-SP), que presidiu a legenda; o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), delator do esquema; e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, de acordo com os jornais Folha de S. Paulo e O Globo.
O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como principal operador do esquema, começará a cumprir sua pena em regime fechado, assim como o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, Cristiano Paz e Kátia Rabello, os quatro em regime fechado.
O ex-deputado Romeu Queiroz (PTB-MG) e o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas vão para regime semiaberto. Três réus cumprirão pena alternativa de prestação de serviço à comunidade: o ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri, o doleiro Enivaldo Quadrado e o ex-deputado José Borba (PMDB-PR).