O deputado federal João Gualberto foi eleito presidente estadual do PSDB-BA. Ao lado de seu vice, o ex-governador Nilo Coelho, comandará a legenda até 2017. Com chapa única, a eleição aconteceu durante a convenção estadual do partido realizada, na manhã deste domingo (14), no bairro Jardim Armação, em Salvador.
“O PSDB é um partido coerente, sério e que, com certeza, em 2018 voltará a governar o Brasil. Somos uma oposição séria e responsável que faz com que o país não esteja pior do que está hoje com tanto mensalão, petrolão e vários escândalos que a cada dia surge um novo no PT. Meu trabalho, a partir de hoje, será trabalhar para que o partido cresça de fato em toda Bahia para melhorar a vida do povo baiano”, disse João Gualberto. O tucano substitui o ex-deputado estadual Sérgio Passos, que comandou a legenda na Bahia por dois mandatos consecutivos entre 2011 e 2015.
Ainda na convenção, aconteceram as eleições para as presidências do PSDB Mulher, Tucanafro e Juventude, que serão comandados por Geisy Fiedra, Luislinda Valois e Victor Quilici, respectivamente. Já o PSDB municipal de Salvador passa a ser comandado pelo vereador Paulo Câmara, presidente da Câmara Municipal de Salvador.
“Somos muito felizes de não estarmos ao lado dos que venceram, porque eles não podem sair na rua. Corrupção, incompetência e traição ao povo de enganar dizendo que o Brasil estava muito bem e hoje vemos o sofrimento com o preço da gasolina, da energia elétrica e da alimentação. A presidente não tem liderança por estar envolvida, seja por omissão, à corrupção na Petrobras”, disse o deputado federal Jutahy Magalhães Jr., ressaltando que “pela primeira vez no país, vivemos um presidencialismo sem presidente”.
Durante seu discurso, o deputado federal Antonio Imbassahy também criticou o PT e seu congresso que aconteceu em Salvador neste final de semana e aproveitou para brincar com a presença do prefeito ACM Neto de que, mesmo com muitas opções, o melhor seria a mudança do democrata para o PSDB. “Eu lembrei a Neto que ele tem muitas opções, mas primeiro tem o PSDB… Não vou falar o que ele me disse”, brincou o tucano. “Se tiver que sair (do DEM), que venha para o PSDB”, também afirmou João Gualberto.
“Me sinto muito em casa aqui nessa convenção porque vejo diversas lideranças da capital e do interior e comungamos da mesma esperança para Salvador, Bahia e o Brasil. João Gualberto tem o desafio de dar continuidade ao trabalho do PSDB no Estado e não tenho dúvida que com a força dos tucanos o partido crescerá na Bahia com eleição de vereadores e prefeitos”, destacou o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que também criticou o PT lembrando que os petistas hoje têm que esconder a estrela e mudar a cor da camisa para sair na rua. “Não satisfeitos com a corrupção do mensalão, eles saquearam a maior empresa do Brasil e da América Latina para sustentar um projeto político que só enxerga o poder. Tenho orgulho de ter feito campanha para o senador Aécio Neves e prefiro estar ao lado dos que perderam porque é o lado de fazer política de forma coerente e firme”, completou Neto.
Além de lideranças, militantes e os deputados estaduais tucanos Augusto Castro, Adolfo Viana e Marco Prisco, também participaram da convenção o ex-governador Paulo Souto (DEM); o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima; o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB); o presidente estadual do Pros, Maurício Trindade; e o líder da Oposição da Assembleia Legislativa da Bahia, Sandro Regis (DEM).
Nova composição da Executiva Estadual do PSDB-BA
Presidente João Gualberto
1° Vice-presidente Nilo Coelho
2° Vice-presidente Adolfo Viana
Tesoureiro Anfrísio Ribeiro
Tesoureiro adjunto – Helder Campos
Secretário Geral – Gervásio Campos
1° Secretário – Augusto Castro
Vogal – Antonio Imbassahy
Vogal – Jutahy Magalhães
Vogal – João Almeida
Vogal – Marcelo Olivera
Vogal – Sérgio Passos
Suplentes:
Wagner Novaes
Chico Lopes
Alberto Castro
Ciro de Castro
Murilo Leite
Perfil João Gualberto
João Gualberto Vasconcelos está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, eleito com 117.671 votos, e é ex-prefeito de Mata de São João (no Litoral Norte da Bahia) por dois mandatos (2004 e 2008). Filiado ao PSDB desde 2009, após sair do PP.
Natural do município sergipano de Itaibaiana, o novo presidente estadual do PSDB tem 56 anos. Nascido em 6 de julho de 1958, é o décimo de 13 filhos de uma família simples de agricultores do interior de Sergipe. Aos 15 anos, chegou em Salvador para cursar o ensino médio no Colégio Central e depois foi para São Paulo onde cursou Engenharia Química na Universidade Mackenzie. Já no segundo ano do curso, estagiou na Indústria Bombril S.A. e, aos 21 anos, tornou-se empresário, montando a indústria de produtos de limpeza Atol.
Em apenas dois anos de funcionamento, o pequeno negócio cresceu e uma filial da indústria foi aberta em Salvador, no Centro Industrial de Aratu, gerando cerca de 200 postos de trabalho. Em 1983, João Gualberto voltou em definitivo para a Bahia e, anos depois, ampliou os negócios, comprando a Uniplast – fábrica de embalagens – e, mais tarde, associou-se à tradicional fábrica de sabões Celeste e fez da Atol uma das maiores indústrias do segmento, com filiais em mais de 20 estados brasileiros. Tal crescimento também pôde ser visto com a Frimasa (Frigorífico Matadouro Salvador S.A.), que passou a ser administrado por ele em 1988 e, alguns anos depois, tornou-se o maior frigorífico matadouro do Nordeste.
A visão de futuro fez com que diversificasse seus investimentos e, em 1991, comprou oito das 12 lojas da marca Petipreço, iniciando a jornada no setor supermercadista. Após 8 anos, já possuía 20 lojas da marca Petipreço, com mais de 2 mil funcionários, tornando-se um dos mais importantes empresários do ramo de supermercados na Bahia. Em 1999, vende a rede Petipreço e HiperPeti e é impedido de atuar no ramo de varejo de supermercados no Nordeste por dois anos, como ficou estabelecido em contrato. Passado o prazo contratual, João Gualberto abre na Bahia a rede de supermercados Hiperideal que hoje tem oito lojas. O tucano também é proprietário da distribuidora de bebidas Tio Sam.