Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

Ligação entre corrupção na Petrobras e doações ao PT deve motivar investigações sobre Dilma, avalia Nilson Leitão

17 de março de 2015
Email Share

Foto: PSDB na Câmara

Foto: PSDB na Câmara

Brasília – O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) afirmou que as denúncias do Ministério Público que ligam os desvios na Petrobras com o abastecimento do caixa do PT evidenciam que a presidente Dilma Rousseff precisa ser investigada, “como presidente e como candidata à Presidência”, por conta do esquema de corrupção instalado na estatal. “Essas informações sugerem que Dilma não foi apenas citada pelos envolvidos e, sim, que ela teve vantagens resultantes do esquema. Dinheiro criminoso, de propina, municiou a sua campanha. O Ministério Público precisa compreender isso e direcionar suas investigações também neste sentido”, destacou.

A ligação entre o dinheiro da propina e as contas do PT foi explicitada por denúncia apresentada na segunda-feira (17) pelo Ministério Público Federal. Segundo os procuradores que avaliam o caso, uma “coincidência” foi detectada nas doações recebidas pelo PT – logo após uma empresa fechar contrato com a Petrobras, essa mesma companhia fazia repasses de dinheiro ao partido.

“A vinculação entre as doações políticas e os pagamentos feitos pela Petrobrás aos Consórcios Interpar e Intercom pode ser comprovada pela comparação entre as datas em que a Petrobrás pagou os consórcios e as datas, subsequentes, em que empresas controladas por Augusto Mendonça [sócio da Setal Engenharia] promoveram a transferência de propina disfarçada de doações oficiais para partido político”, diz o texto da denúncia do MPF. Parte dos pagamentos foi feito em 2010, ano em que Dilma foi eleita pela primeira vez para a Presidência da República.

Leitão destacou que o episódio reforça a postura da oposição, que questiona a idoneidade do PT. “A validade e a idoneidade do PT devem ser debatidas nesse momento. Quando uma empresa qualquer que negocia com o poder público comete desvios, se torna inidônea e sofre punições. Agora, com o PT recebendo dinheiro de propinas para financiar sua campanha, podemos pensar se não seria possível ir para o mesmo caminho”, ressaltou.

Compartilhe!