Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

Melhoramento genético chega às regiões central e sul do TO

4 de novembro de 2013
Email Share
Com projeto de melhoramento genético, meta é aumentar produção leiteira no estado. Pequenos produtores tocantinenses serão beneficiados com nova etapa do Projeto de Melhoramento Genético de Rebanhos. A partir desta segunda-feira, 4, cerca de 450 produtores de cinco municípios das regiões Central e Sul do Tocantins vão receber os procedimentos realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro). Até o fim do ano, três fases do projeto deverão ser desenvolvidas no estado.

De acordo com o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, o projeto de melhoramento genético é uma importante ação para melhorar a qualidade do rebanho tocantinense e aumentar a produção leiteira, uma vez que a maior parte dos procedimentos são realizados no gado leiteiro. “Esse projeto beneficia, principalmente, os pequenos produtores e assentados sem condições financeiras para aplicar tecnologia em seu rebanho”, acrescentou Café.

A médica veterinária da Seagro, Arlete Mascarenhas, explica que o projeto de melhoramento genético custeia a maior parte dos gastos do procedimento, como mão de obra qualificada e técnica para a inseminação. A cargo do produtor, fica apenas a aquisição do sêmen – com custo médio de R$ 20, por cabeça. Além de financiar o exame de brucelose no animal.

Programação

Nesta segunda-feira, 4, serão realizados procedimentos de melhoramento genético em cerca de 30 bovinos no município de Santa Tereza do Tocantins, a 41 km de Palmas, e em outros 30 animais em Porto Nacional, a 52 km da Capital.

Na terça-feira, 5, os técnicos farão cerca de 50 procedimentos no município de Santa Rosa, a 140 km de Palmas. No dia 6, a van do projeto estará na Escola Agrícola do município de Natividade, a 200 km da Capital, onde serão realizados cerca de 30 procedimentos.
Entre os dias 7 e 8 de novembro, os técnicos estarão no município de Palmeirópolis, a 458 km de Palmas, para realizar cerca de 300 procedimentos de melhoramento genético.

Fases

Nas outras etapas deverão ser atendidos, ainda em 2013, pequenos produtores das regiões Norte e Centro-oeste do Tocantins.

 

Do Portal do Governo de Tocatins

Compartilhe!