Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

MG: Governo inaugura o Espaço Ecocidadania em Frutal

10 de dezembro de 2013
Email Share
O Governo de Minas — por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) — inaugurou na noite dessa segunda-feira (09), o Espaço Ecocidadania da Cidade das Águas Unesco-Hidroex, em Frutal, Triângulo Mineiro. Foram investidos R$ 2,1 milhões na remodelação e reestruturação do prédio, que passa a contar com duas salas da Rede Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), duas bibliotecas virtuais, sala de cinema, uma Escola de Viola e um salão de eventos para 600 pessoas. O espaço é voltado para o resgate da cultura regional como fator de contribuição para o programa de Educação para as Águas.

O Espaço Ecocidadania da Cidade das Águas Unesco-Hidroex foi inaugurado com homenagens a personalidades que ajudaram a escrever a história e a cultura da região e do país, como a atriz Yara Lins, que deu nome ao Salão de Festas. As salas de Educação a Distância da Rede Uaitec homenagearam os jornalistas Paulo Martins Goulart e Sérgio Carlos Portari; a Escola de Viola teve como patrono o compositor, pesquisador e violeiro, Roberto Correa; e a Sala de Cinema foi denominada Francisco Natal Machado, um dos importantes poetas frutalenses.

Também estava presente a secretária-geral do Programa Hidrológico Internacional da Unesco, Blanca Jimenez Cisneros, que é presidente do Conselho Gestor do Unesco-Hidroex. Ela elogiou a iniciativa da inauguração de um espaço voltado para a cultura e a arte, e destacou que o Hidroex, dentre todos os centros de categoria II da Unesco, é o que melhor cumpre o seu papel, promovendo e integrando suas ações aos pilares da Unesco, ou seja, a educação, a cultura e a pesquisa.

O presidente do Unesco-Hidroex Octávio Elísio Alves de Brito, por sua vez, afirmou em seu discurso que Frutal, por ser a sede da fundação, recebia naquele momento um presente valioso, que beneficiará toda a comunidade, além de garantir ações voltadas para a cultura e a educação tecnológica, com enfoque especial ao tema da água.

Ainda na solenidade, as diretoras do Hidroex, Tânia Brito (Pesquisa) e Sheila Paiva de Andrade (Capacitação e Ensino) fizeram a entrega simbólica do Certificado dos Guardiões do Ribeirão – Agente Cousteau. Este programa capacita crianças para desenvolver ações voltadas para o cuidado e a preservação de rios e córregos às margens da localidade onde vivem. Houve apresentações artísticas no Espaço Ecocidadania da Cidade das Águas Unesco-HidroEX com a presença de 600 estudantes. O encerramento se deu com show do violeiro Roberto Corrêa.

Do Portal do Governo do estado de Minas

Compartilhe!