Brasília (DF) – Na sessão solene da Câmara e do Senado, nesta terça-feira (27), em homenagem ao centenário do nascimento de Irmã Dulce, o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), destacou a importância das obras sociais criadas pela freira. “Temos a responsabilidade de manter o legado de fé e trabalho dessa Santa ‘freirinha’ de manto azul e branco, que pregava o amor e levava o céu e o Deus Vivo para muitos irmãos desamparados. Peço que continuem indicando emendas parlamentares para as obras, que, como disse o arcebispo, Dom Avelar Brandão Vilela, é uma obra de Deus”, ressaltou.
Imbassahy pediu aos parlamentares presentes, como o senador José Sarney (PMDB-AP), que colaborem com os esforços para elevar o valor das emendas destinadas às obras. A sessão foi acompanhada pela superintendente das Obras Sociais da Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes. Imbassahy relembrou a história de vida da “mulher pequena e frágil, que criou uma das maiores obras sociais do país, de reconhecimento internacional”.
Os parlamentares, nos seus discursos, destacaram a abnegação da freira pelos pobres e desvalidos, e os milagres que realizou depois de morta, que a elevaram à condição de beata, da Igreja Católica, estando a um passo da santificação. “A dedicação e ao mesmo tempo a humildade de Irmã Dulce se resumem na sua simples declaração: ‘Esta obra não é minha. É de Deus. E o que é de Deus permanece para sempre’, foi o ela disse para explicar a perpetuação do seu trabalho”, afirmou o líder, citando o padre Antonio Vieira: “Para falar ao vento bastam palavras, para falar aos corações são necessárias obras”.
Da assessoria do líder Antonio Imbassahy (PSDB-BA)