Mesmo sob acusação de ser o “comandante máximo” do esquema de corrupção na Petrobras o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem participado de atos de campanha em Estados do Nordeste, na tentativa de melhorar a popularidade do Partido Trabalhador (PT).
A agenda de visitas inclui Recife, Fortaleza e Natal, capitais nordestinas onde o PT tem candidaturas consideradas competitivas. Já em Salvador à candidata a prefeita Alice Portugal (PC do B), aposta no apoio da ex-presidente Dilma para alavancar sua popularidade na capital baiana, onde o DEM avança.
Sem dúvidas a imagem desgastada do PT pelo processo de impeachment, e da Operação Lava Jato, que investiga as finanças petistas e a ligação de empreiteiras envolvidas no esquema com o ex-presidente Lula, tem causando impacto direto nas eleições municipais das grandes metrópoles nordestinas, e em Salvador não tem sido diferente como explica o Deputado Federal Antônio Imbassahy (PSDB-BA).
“Na Bahia, o desgaste do PT é tão grande que chegou ao cúmulo de sequer lançarem candidato a prefeito em Salvador – mesmo tendo o governador do estado”.
Diante da repercussão negativa que empurra a legenda para baixo, o Deputado garante “que o PT é um partido em processo de franca decadência em todo o País. A perspectiva eleitoral para eles esse ano certamente já vai caracterizar isso claramente. Uma derrocada que é fruto da corrupção, da malversação do dinheiro público e da destruição da economia”.
*Da ASCOM PSDB-BA