Desenvolver políticas públicas voltadas às crianças e ações que envolvam a família, a escola, e sociedade. Estes são alguns dos objetivos do programa Pioneiros Mirins, desenvolvido pelo governo do Estado. São 25 mil crianças e adolescentes, entre seis e 14 anos, cadastradas no programa, frequentando um espaço destinado ao convívio social e ações socioeducativas no horário alternado ao da escola.
Conforme o diretor do Pioneiros Mirins, capitão Valdeone Dias da Silva, o programa oferece atividades lúdicas, esportivas, culturais e educacionais para as crianças tocantinenses. “O Pioneiros Mirins é um programa social, cultural e educacional, e que de forma indireta previne questões atinentes à violência, além de proporcionar a geração de renda para as famílias através do crédito alimentar”. O diretor destaca que o programa também tem o objetivo de melhorar os índices de ensino do Estado, através do reforço pedagógico.
Para o estudante Kael Bezerra Neres, oito anos, o Pioneiros Mirins contribui para o aprendizado das disciplinas do currículo formal da escola. “Aqui eu faço as minhas tarefas da escola, a professora me ensina e eu faço tudo certinho”. Kael cursa o segundo ano do ensino fundamental e afirma gostar muito de conviver com os colegas.
Segundo Cristiane Pereira Lopes da Silva, 10 anos, o programa possibilita a ela conhecer diversos esportes e aprender sobre cidadania. “Eu gosto muito das lições de cidadania e também dos esportes que jogamos aqui. Nós brincamos e nos divertimos muito”, comemora.
Já para Mayara Nathielly Cruz, 11 anos, participar do Pioneiros Mirins é importante, pois dá segurança para a família. “A minha família gosta muito que eu esteja no programa, pois assim eles podem trabalhar com tranquilidade sabendo que estou sendo protegida e bem cuidada”, ressalta.
Para participar do programa, o beneficiado deve frequentar a rede pública de ensino, ter 75% de frequência escolar e estar vinculado ao Cadastro Único (CadÚnico). Os participantes dos Pioneiros Mirins recebem uma bolsa de crédito alimentar no valor de R$ 50 mensal.
Do Portal do governo de Tocantins