A agenda eleitoral de viagens da presidente Dilma Rousseff, se antes era constrangedora, passa agora a ser vergonhosa.
Ela ofende o princípio da verdade e da correta prestação de contas que deveria orientar os governos. No caso de Minas, ofende, inclusive, a inteligência dos mineiros.
Em 2010, a presidente Dilma prometeu construir e entregar à população 6 mil novas creches. Em evento realizado no dia 17 de agosto, no mesmo ano, em São Paulo, chegou a informar que entregaria 1.500 unidades por ano.
Hoje, no fim do terceiro ano do seu governo ela entregou apenas 120 unidades. 2% do prometido.
O último relatório do PAC de setembro de 2013 indica que apenas 8% de 1.503 empreendimentos contratados em 2011 estão prontos. Nenhum empreendimento contratado em 2012 e 2013 está concluído.
Confira aqui (navegar até a página 7)
Mais contabilidade criativa
Diante da ineficiência da sua administração, que torna impossível honrar mais esse compromisso assumido, a presidente relativiza a promessa feita com os brasileiros, e passa a considerar como parte das 6 mil creches, obras realizadas em parceria com prefeituras nas quais chega a ter participação minoritária.
E, muitas vezes, para inflar os seus números, ainda trata, como seus, número de creches contratadas pelo governo anterior.
MENTIRAS
DADOS DIVULGADOS COMO INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA E PARA A POPULAÇÃO ESTÃO SENDO FALSEADOS.
Mentira 1
GOVERNO DILMA SE ESCONDE ATRÁS DO GOVERNO LULA
Veja trecho do release distribuído hoje para a imprensa:
“Entre 2007 e 2011, o Proinfância investiu na construção de 2.543 escolas, por meio de convênios com os entes federados. A partir de 2011, com a inclusão do Programa no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2), outras 3.979 creches e pré-escolas foram apoiadas com recursos federais, totalizando 6.522 novas unidades de educação infantil em todo o país. Até o fim de 2014, o programa prevê a construção de mais 2.021 creches e pré-escolas.”
2.543 unidades foram contratadas pelo governo Lula entre 2007 e 2011.
Mas o release oficial do planalto, transformado em material de propaganda, finge que essas unidades foram entregues à população. Esconde dos brasileiros que até 30 de julho de 2013, das 2.543 unidades, só 965 estavam concluídas.
Obras de creches contratadas 5 anos antes ainda não tinham sido entregues!
Das 3.979 obras que teriam sido contratadas pelo governo Dilma, apenas 120 estão prontas, segundo última atualização de fonte oficial do próprio governo.
Ao invés de se envergonhar dos atrasos das obras não realizadas, o release do governo apresenta, como novas, obras contratadas há mais de 5 anos e que não foram sequer concluídas !
Com a nítida intenção de confundir a população, divulga a informação do número de obras que estariam contratadas, mas esconde deliberadamente quantas realmente foram entregues.
Mentira 2
GOVERNO DILMA SE APROPRIA DE OBRAS DE PREFEITURAS
Embora o release de hoje deixe claro que as creches divulgadas se referem a parcerias entre prefeitura e governo federal, no site oficial do PAC dá a entender que se tratam de obras exclusivas do governo federal.
Relatório do PAC de setembro de 2013
“Para apoiar os municípios no atendimento à educação infantil, o PAC 2 contratou 3.423 creches e pré-escolas, que irão beneficiar 1.658 municípios em todos os estados, com investimentos de R$ 4,1 bilhões.”
Confira aqui (navegar até a página 7 e verifique que, na verdade, são apenas 1.503 obras contratadas)
Em resumo, releases divulgados para imprensa e site para informar a população, no melhor estilo goebeliano, transformaram-se em peças de propaganda.
MINAS NO PAC
Relatório do PAC
O relatório do PAC 2 de abril de 2013, último em que é possível acompanhar a posição de obras específicas, aponta que, das 6 mil creches prometidas aos brasileiros apenas 4 estavam concluídas em Minas e, dessas, nenhuma se encontrava em funcionamento.
Consulte aqui (1º Passo – escolha o estado – Minas Gerais – 2º Passo – escolha estágio da Obra – Concluído; 3º passo – clique Nova Busca; Abaixo aparecerão as obras)
Não bastasse o falso conteúdo da propaganda divulgada pelo governo federal no Estado (Leia denúncia do PSDB-MG), agora, até mesmo dados divulgados como informações para imprensa estão sendo falseados.
São milhões em propaganda enganosa para impedir que os mineiros conheçam a realidade e, hoje, a resposta a uma única pergunta:
Sabe quantas das 6 mil creches prometidas pela presidente Dilma na campanha de 2010 e que seriam construídas exclusivamente pelo governo federal (Assista ao vídeo), estão em funcionamento em Minas? Ninguém sabe.