O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) declarou que o ajuste fiscal proposto pela presidente Dilma Rousseff é “neoliberal rasteiro”, por não vir conectado com qualquer política econômica efetivamente. O comentário foi feito durante um aparte ao primeiro discurso do também tucano José Serra (PSDB-SP) no Plenário do Senado.
“Ajuste fiscal pura e simplesmente sem nenhuma perspectiva do que fazer em seguida ou do que fazer concomitantemente, um ajuste fiscal em que a política fiscal vai de um lado e a política monetária vai de outro não fica de pé, não se sustenta economicamente e não se sustenta politicamente”.
Para ele, as medidas não vêm conectadas com outras de política econômica e de reformulações na política comercial. Dessa forma, o governo vai continuar com dificuldade para aprovar as propostas. Aloysio disse ainda que Serra traçou uma “fronteira entre o atual ajuste que está sendo proposto pela Presidente Dilma Rousseff e aquilo que nós, socialdemocratas, enxergamos como sendo medidas necessárias para o desenvolvimento do País e, antes disso, para que possamos sair da crise.” E concordou em discutir na Comissão de Relações Exteriores o debate sobre a situação do Mercosul.
Da assessoria do senador