
Foto: Alexssandro Loyola
“Excelente a entrevista de Aécio. Falou sobre as ações da presidente que hoje desmentem a candidata. Celebrou o melhor resultado das eleições: o despertar do Brasil que quer mudanças, principal combustível da oposição vigilante e fiscalizadora que faremos”, enfatizou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), em seu perfil no Facebook. E reforçou que “iremos às últimas consequências nas investigações dos escândalos da Petrobras, não importando quem seja atingido. Essa é a missão que nos foi confiada por 51 milhões de brasileiros”, acrescentou.
Na conversa com três jornalistas do veículo, o senador mineiro afirmou que, pela primeira vez, o “PT governará com uma oposição conectada com a sociedade”. “O sentimento pós-eleição foi quase como se tivéssemos ganhado”, disse o tucano, que reiterou a atuação vigilante e fiscalizadora da oposição. “Não vamos deixar que varram para debaixo do tapete, como querem fazer , esses gravíssimos escândalos que estão aí”.
Para essa missão, serão criados dez grupos que acompanharão as ações do governo. Segundo ele, o conteúdo abastecerá correligionários, lideranças da sociedade, vereadores, governadores e parlamentares. De acordo com o deputado Duarte Nogueira (SP), as forças que sustentaram a candidatura do mineiro deixaram de ser só políticas e se tornaram um movimento. “O que resta evidente é que o Brasil crítico, mobilizado, consciente e convicto de suas crenças terá no que emergiu das urnas sua melhor representação”, disse.
Manipulação
A respeito da conduta do PT e de Dilma durante e após a disputa eleitoral, Aécio afirmou que o marketing petista deseduca a população e apontou a manipulação vergonhosa de instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), impedidos de divulgar dados desfavoráveis ao governo durante a campanha pela Presidência da República. Além disso, destacou a desordem da administração de Dilma, que, após o fechamento das urnas, aumentou os juros para frear a galopante inflação e revelou ao país o rombo nas contas públicas.
“A candidata dizia que cumpriria o superávit fiscal, e agora se prepara para pedir a revisão da meta de 1,9%. Estamos assistindo ao maior estelionato eleitoral da História”, criticou. “A presidente não se acha no dever de sequer sinalizar como será a política econômica. E é curioso vermos a presidente correndo desesperada atrás de um banqueiro para a Fazenda”, completou. Questionado sobre a conduta da nova direita, que pede a volta dos militares, Aécio reiterou o DNA tucano, profundamente ligado à democracia. “A agenda conservadora, antidemocrática e totalitária é a do PT.”
Para o deputado Otavio Leite (RJ), o senador mineiro soube incorporar o anseio de mudança da sociedade ao instituir uma oposição séria, firme, clara, contundente e honesta. “Sobretudo, gostei de vê-lo dizer que não adianta empurrá-lo para a direita. Ele é um social democrata e o PSDB é um partido social democrata. Acho que isso é a convalidação de toda uma prática política que ganhou muita ternura e compreensão no seio social e faz da gente uma bandeira para o Brasil”, afirmou o parlamentar nesta segunda-feira (10). “O Aécio é, portanto, a liderança. Ele saiu da dimensão de um grande homem público, ex-governador e competente para ser o líder. Isso é fundamental e histórico.”
Do Portal do PSDB na Câmara