Na próxima segunda-feira (17), o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Paulo Câmara, apresentará uma moção de repúdio em nome dos 43 vereadores do Legislativo Municipal em protesto contra a atitude racista de torcedores do time peruano Real Garcilaso, que num jogo contra o Cruzeiro, pela Taça Libertadores da América, em Huyancaio, no Peru, repetiam sons de macacos toda vez que o jogador Tinga tocava na bola.
“O Brasil vai ser sede da Copa do Mundo e temos que nos manifestar de forma veemente contra esta atitude racista. O esporte não deve jamais servir de palco para atitudes preconceituosas”, afirmouPaulo Câmara.
Repercussão
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, através de seu perfil no Twitter, declarou que “faço coro com @dilmabr (presidente Dilma Rouseff) ao condenar o episódio de racismo envolvendo Tinga. A FIFA é contra todo ato de discriminação”. Ele referiu-se ao fato da presidente da República, Dilma Rouseff, tet emitido uma nota de solidariedade a Tinga e repudiando o racismo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o presidente do Supremo Tribunal federal (STF), Joaquim Barbosa, também condenaram o episodio.
Assessoria de Comunicação do vereador Paulo Câmara (PSDB-BA), presidente da Câmara Municipal de Salvador