Brasília (DF) – O comércio varejista do país registrou, em março, queda de 1,1% nas vendas na comparação com o ano anterior. Nessa comparação anual, é o pior resultado da série histórica da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que começou em 2002.
As informações estão na Broadcast desta quinta-feira (15).
A pesquisa verificou um menor ritmo da economia, com menos crédito e inflação alta, além do impacto do calendário de Carnaval no período, são as razões para o fraco desempenho das vendas. O resultado foi fortemente influenciado pela queda nas vendas no segmento de supermercados, alimentos e bebidas, que teve queda de 2,8% na comparação com março de 2013. Esse segmento foi afetado pelo calendário, com a realização do carnaval em março, e pela base de comparação alta com 2013, quando, neste mês, houve a páscoa.
Os demais segmentos que puxaram o indicador para baixo, entretanto, estão associados à piora no cenário econômico. O segmento de tecidos, vestuário e calçados teve queda de 7,3% nas vendas na comparação anual. No segmento de equipamentos e materiais de escritório, que inclui produtos de informática, houve queda de 4,9% nas vendas, influenciadas pela alta dos preços.