O aumento da renda dos brasileiros nos últimos anos não foi suficiente para aliviar as despensas mensais.
É o que revela pesquisa da consultoria Kantar Worldpanel divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Valor Online.
De acordo com o levantamento, a renda de 51% das famílias em 2012 foi insuficiente para bancar todas as despesas do lar.
A pesquisa foi feita em 8,2 mil domicílios no país.
A consultoria mostra que o ritmo da expansão da renda em 2012 foi menor e o das despesas se manteve: a renda aumentou 9,7%, para R$ 2.603; e o gasto subiu 8,1%, para R$ 2.542.
Para o deputado federal Márcio Bittar (PSDB-AC), o levantamento comprova que a inflação segue corroendo a renda dos brasileiros: “Isso tem muito a ver com a falta de crescimento econômico e com um governo que não faz sua lição de casa. As contas não fecham e a inflação volta assombrar as famílias brasileiras”, lamenta.
O tucano faz um paralelo entre a queda no poder de compra da população e política intervencionista do PT na economia.
Para Márcio Bittar, o Brasil está andando para trás, com investidores migrando para outros países, gastos públicos elevados, crescimento pífio da economia e aumento da inflação.
E critica: “O PT tem na sua alma a política estatizante. Para o partido, estar no poder vale tudo. Não sai do palanque nunca e esquece de governar o país. E aí a economia vai às favas, como ocorreu na Venezuela e na Bolívia. Isso é retrato de um governo que só pensa nos companheiros do partido.”