Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

“Petrobras: uma empresa a serviço do governo”, por Danilo de Castro

11 de outubro de 2013
Email Share

Danilo de Castro foto divulgacaoOs 60 anos da Petrobras chegaram sem clima para comemorações. Como presente de aniversário, a empresa teve sua nota de risco rebaixada por uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, a Moody’s.

O altíssimo endividamento da estatal foi decisivo na avaliação da Agência, que rebaixou a nota de crédito da empresa de A3 (mais alta qualidade) para Baa1(qualidade média).

A empresa tem sido instrumento de perpetuação de poder na mão dos petistas. Sem avaliar os riscos, o governo usa a estatal para manter o Brasil da propaganda,  controlando supostamente a inflação por meio do congelamento dos preços dos combustíveis.

Com o valor defasado em relação ao mercado internacional, a Petrobras deixa de gerar caixa e perde sua capacidade de investimento. A dívida líquida chegou a R$ 147,8 bilhões ao fim de 2012, perante os R$ 103 bilhões do ano anterior. Desde 2009, a dívida da companhia aumentou 210%.

A Petrobras é apenas a ponta de um iceberg de erros e descaso do governo. Pesquisas que medem a expectativa dos brasileiros – empresários e consumidores – em relação ao Brasil mostram o receio de se empreender no país.

senador Aécio Neves, em seu artigo para a Folha nesta segunda-feira (7), sugeriu os desafios que devem ser superados para ampliar a competitividade brasileira no mercado internacional: “a simplificação do nosso sistema tributário, a qualificação da educação e da nossa mão de obra; maior integração internacional e a adoção de políticas públicas de incentivo à inovação”.

O Brasil precisa de gestores eficientes que administrem bem o país e das empresas que podem alavancar o crescimento, como é o caso da Petrobras. O trabalho deve ser sempre em prol dos brasileiros e não de um projeto de poder.

Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais

Compartilhe!