
Foto: EBC
De acordo com a reportagem publicada nesta quinta-feira (24) no jornal Folha de S. Paulo, a previsão em abril era de que a economia iria crescer 1,8%. Para 2015, a revisão para baixo foi similar – de 2,6% para 2%.
O tucano afirmou que o mandato do PT enterrou a economia brasileira, fazendo o país diminuir cada vez mais a geração de empregos. “É lamentável observar o péssimo legado que a presidente nos deixa. Vamos terminar 2014 com um Pibinho catastrófico e um crescimento pífio”, afirmou ele.
O Panorama Econômico Mundial, relatório do FMI, também revisou para baixo as duas maiores economias do mundo. Segundo a análise, os EUA crescerão, 1,7% neste ano (contra 2,8% previstos anteriormente) e a China, 7,4% (em abril a previsão era de 7,6%).
Expectativa
A expectativa do governo brasileiro era maior do que a apresentada pelo FMI. Nesta terça-feira (22), o Ministério da Fazenda cortou a projeção de expansão do PIB em 2014 de 2,5% para 1,8%. Essa previsão faz parte do relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas do Orçamento do ano. Ainda nesta quinta-feira (24), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirmou que, com a queda da atividade industrial, a economia brasileira crescerá apenas 1% este ano.
Aperto
De acordo com o Fundo, no Brasil, as condições financeiras mais apertadas e uma prolongada falta de confiança entre o empresariado e os consumidores são as responsáveis por segurar os investimentos e o consumo. A reportagem destacou ainda que os economistas do FMI sugerem “urgentes reformas estruturais para fechar lacunas de infraestrutura, aumentar a produtividade e levantar o potencial de crescimento”.