“Respeitável público, com vocês o macaco acrobata e o elefante equilibrista”. A voz do narrador anuncia que o espetáculo vai começar. Pode até ser bonito e divertido ver esses animais exóticos no picadeiro, mas a verdade e que a maior parte deles é obrigada a viver em condições precárias: jaulas apertadas, correntes, sujeira, má alimentação e até agressões físicas.
Diante de uma sociedade cada vez mais consciente da necessidade de se fornecer um tratamento digno aos animais, surgem projetos de leis defendendo a proibição de animais em circos, como o de Paulo Câmara.
O projeto foi aprovado por unanimidade e desde 2011 Salvador não recebe circos com animais, uma vitória comemorada por membros da sociedade civil e entidades de proteção animal, que merece ser relembrada nesta sexta-feira (14), Dia Nacional dos Animais. Como forma de homenagear os melhores amigos do homem, além de fomentar o debate sobre a temática, também foi instituída a Semana Municipal de Proteção aos Animais, celebrada em 4 de outubro.
Confira o projeto na íntegra: http://www.vereadorpaulocamara.com.br/wp-content/uploads/2013/04/Projeto_Paulo-Camara-_-Animais-em-circo.pdf
Assessoria de Comunicação do vereador Paulo Câmara (PSDB-BA), presidente da Câmara Municipal de Salvador