Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

Políticos do PSDB na Bahia lamentam morte do escritor João Ubaldo

18 de julho de 2014
Email Share

Joao-ubaldoOs correligionários do PSDB na Bahia lamentaram o falecimento do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. “A literatura está de luto, perdem tanto a Bahia quanto o Brasil e a intelectualidade de todo o mundo. Estamos todos de luto pelo falecimento do filho mais ilustre da Ilha de Itaparica. O importante e diversificado legado literário de João Ubaldo e seu trabalho como jornalista servirão de exemplo para as gerações. Seus artigos, livros, peças de teatro e a divulgação de toda a sua obra pela televisão e no cinema mostram a importância deste baiano de Itaparica para a literatura mundial. Meus sentimentos à família”, disse o presidente estadual do PSDB na Bahia, Sérgio Passos.

Amigo do falecido escritor, o candidato a vice-governador da chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia”, o ex-deputado federal constituinte Joaci Góes (PSDB-BA), propõs a criação de um memorial para o autor de “Viva o Povo Brasileiro”. A ideia já conta com a aprovação do candidato a governador, Paulo Souto, e Geddel Vieira Lima, postulante ao Senado Federal. “É uma proposta que eu vinha conversando com familiares e amigos de João Ubaldo. Combinei com Paulo Souto e Geddel e, no caso de eleitos, vamos prestar esta homenagem a este grande escritor baiano”.

Já o líder do PSDB na Câmara, deputado federal Antonio Imbassahy (BA), afirmou que a literatura brasileira sofreu uma perda irreparável, na madrugada desta sexta-feira (18), com a morte, provocada por embolia pulmonar, do jornalista, grande escritor e contador de histórias, autor de clássicos como “Sargento Getúlio”, “Viva o povo brasileiro e “O Sorriso do Lagarto”. “Foi um baiano que honrou, com a sua arte, o nome da nossa Bahia, um homem mais que um literato e personalidade das letras, foi uma personagem das ruas da nossa querida Ilha de Itaparica, sua terra natal, onde, em meio à sua simplicidade, se confundia com os demais nativos, todos os anos, quando escolhia aquele recanto para descansar”, destacou o parlamentar, relembrando que durante sua gestão na Prefeitura de Salvador, o homenageou no carnaval de 2004, onde participou todos os dias, ao lado da sua adorada esposa Berenice, com o tema “Viva o Povo Brasileiro”. “Nos resta o consolo de ele ser um imortal da Academia Brasileira de Letras. Estamos todos de luto”.

João Gualberto (PSDB-BA), ex-prefeito de Mata de São João, ressaltou que o escritor baiano “reafirmou a nossa identidade, ‘traduzindo’ tão bem a nossa história e os costumes do nosso povo. O intelectual, que já ganhou importantes prêmios da literatura brasileira, é também um grande contador de histórias que, no seu recanto da Ilha de Itaparica, onde nasceu e costumava passar férias, mantinha a simplicidade do povo daquele lugar que ele tanto amou”.

O escritor baiano morreu aos 73 anos, vítima de uma embolia pulmonar, em sua residência no Leblon, no Rio de Janeiro. O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) decretou luto de três dias na cidade. O corpo de João Ubaldo está sendo velado por familiars e amigos na Academia Brasileira de Letras, no Rio. O enterro sera na manhã de sábado, no mausoleum da ABL, no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul da capital carioca.

Compartilhe!