Brasília (DF) – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, presidida pelo deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB-MG), aprovou a criação subcomissão especial para acompanhar a política salarial dos militares da ativa e da reserva. O tucano disse que a baixa atratividade da carreira militar é uma preocupação dos dias atuais e que reflete negativamente no país.
No requerimento, propondo a subcomissão, Barbosa diz que: “Preocupa-nos, sobremaneira, a baixa atratividade da carreira militar nos dias atuais, com todos os reflexos negativos que isso representa para o país. A perdurar essa realidade, o futuro das nossas forças armadas ficará seriamente comprometido. Pior: ficará comprometido o próprio projeto de inserção e de consolidação internacional do Brasil, uma vez que o grau de protagonismo exercido na arena mundial é diretamente influenciado pela capacidade operacional militar”.
O deputado ressaltou que, apesar de ser do Executivo a competência para propor projetos de lei referentes à remuneração dos militares das Forças Armadas, é possível que o Legislativo trabalhe ações que possam convergir para a recomposição progressiva dos salários dos militares em todos os níveis hierárquicos e para a eliminação de discrepâncias com relação a outras carreiras do setor público federal. “Entendo ser este o momento oportuno para inserir na agenda da comissão o acompanhamento sistemático da política salarial dos militares”, destacou o deputado.
Do Portal do PSDB na Câmara