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PR: Escola de Governo forma 11.300 servidores para melhorar serviços

3 de janeiro de 2014
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Aula da Escola de Governo. Curitiba, 19/11/2013. Foto: Orlando Kissner/ANPrSão 8h30 da manhã e, em uma sala do prédio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, no bairro Rebouças, em Curitiba, cerca de 30 servidores estaduais começam a ter contato com os conceitos do Balanced Scorecard (BSC), uma ferramenta para definição de metas e gestão de desempenho. É o último módulo do curso Indicadores, Monitoramento e Avaliação, da Escola de Governo do Paraná, responsável pela qualificação profissional de funcionários públicos do Estado em diversas áreas.

Muitos servidores procuraram crescer nos três últimos anos nos cursos da Escola de Governo, que é vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Pelo menos 11.300 funcionários públicos receberam certificação em 435 cursos de capacitação nas áreas de gestão de pessoas, planejamento, logística pública, tecnologia da informação e comunicação. Outros 1.800 gestores participaram de ações com vistas a transferência de conhecimentos e compartilhamentos de experiências na área de gestão de resultados.

“Os melhores quadros do Estado estão no governo e temos de estimulá-los e valorizá-los cada vez mais”, afirma a secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara.

O curso Indicadores, Monitoramento e Avaliação é um dos mais procurados na Escola de Governo. “Nas aulas, atualizamos os conhecimentos, é uma constante renovação”, diz a chefe do escritório regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em Irati, Lucimara Farias, uma das participantes.

Engenheira civil, Lucimara fez pós-graduação por meio da Escola de Governo e aconselha os colegas do DER a não perderem oportunidades. Vários já estão inscritos em cursos de informática, outros encerraram o de gestão, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unioeste), e alguns fazem pós-graduação. “É só querer crescer como pessoa e profissionalmente que não há impeditivo”, afirma.

A Escola de Governo do Paraná tem salas de aula instaladas no antigo complexo do Banestado, no bairro Santa Cândida, em Curitiba. No entanto, a pedido dos servidores vários cursos são realizados nos locais de trabalho. “Abre-se mais um espaço de discussão interna”, diz a coordenadora de planejamento da Seil, Josil Baptista, mestre em Desenvolvimento Econômico, que também participa das aulas. “Não abro mão da reciclagem, se tiver outro curso vou fazer.”

A modalidade de ensino a distância permitiu que 12.200 servidores fossem certificados nos mais variados cursos, dando mais qualidade aos serviços prestados em quase todos os municípios do Estado.

BOLSAS – Somente no ano passado, 200 funcionários públicos foram beneficiados com bolsas integrais para cursos de pós-graduação em gestão pública, na modalidade especialização. Este ano, implantou-se uma câmara técnica específica para tratar dos cursos de graduação, pós-graduação e residência técnica.

Nos últimos três anos, em parceria com universidades estaduais, 800 servidores participaram de cursos de especialização e 30 ganharam bolsas integrais para mestrado profissional. Em 2012, o governo ofertou 200 vagas para residência técnica nas áreas de engenharia e arquitetura. Neste ano, acrescentaram-se mais 210 vagas nas áreas de pedagogia, serviço social, psicologia, direito, gestão da informação, administração e jornalismo.

A preocupação dos gestores da Escola de Governo não se limita à qualificação profissional. Estende-se também ao bem-estar do servidor. Em 2013, foram realizadas dez palestras, na modalidade a distância, que tiveram a participação de 3.700 servidores. Eles receberam orientações sobre saúde, segurança e qualidade de vida.

O serviço foi levado também a outras esferas administrativas. Por meio de convênios, 400 servidores municipais de 178 prefeituras foram capacitados para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2014, em parceria com as secretarias estaduais do Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

Com a Assembleia Legislativa formalizou-se uma cooperação técnica para a realização de 26 cursos visando à capacitação de servidores efetivos e comissionados.

SERVIR COM ARTE – Em sua sexta edição, o programa Servir com Arte, também desenvolvido pela Escola de Governo, foi alterado em 2013. Nos anos anteriores, o programa premiava contos, poesias, crônicas e fotografias produzidas por servidores. Agora, foram oferecidas oficinas artísticas e culturais itinerantes para descobrir ou aprimorar talentos nas áreas de música, canto coral, teatro, cinema, dança, artes visuais, fotografia e introdução ao desenho. O Servir com Arte recebeu 625 inscrições em 20 secretarias e órgãos.

O coordenador estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde, Léo Kriger, de 71 anos, é um deles. Seu pai era proprietário do Foto Brasil, um dos estúdios que foram referência em Curitiba no último século. Conheceu os retoques fotográficos, os trabalhos em chapa de vidro, o filme preto e branco e o colorido. Como professor universitário, fez muitas fotos bucais para slides.

Mas somente agora começou a manusear a máquina digital, e sem precisar sair do ambiente de trabalho. “É uma maneira de se socializar, deixando um pouco o lado funcional e passando a conversar sobre algo que não é do trabalho”, disse. “Essa é uma iniciativa fantástica.” A ação é realizada em parceria com a Faculdade de Artes do Paraná e Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

Foto: Orlando Kissner/ANPr

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