
Muitos servidores procuraram crescer nos três últimos anos nos cursos da Escola de Governo, que é vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Pelo menos 11.300 funcionários públicos receberam certificação em 435 cursos de capacitação nas áreas de gestão de pessoas, planejamento, logística pública, tecnologia da informação e comunicação. Outros 1.800 gestores participaram de ações com vistas a transferência de conhecimentos e compartilhamentos de experiências na área de gestão de resultados.
“Os melhores quadros do Estado estão no governo e temos de estimulá-los e valorizá-los cada vez mais”, afirma a secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara.
O curso Indicadores, Monitoramento e Avaliação é um dos mais procurados na Escola de Governo. “Nas aulas, atualizamos os conhecimentos, é uma constante renovação”, diz a chefe do escritório regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em Irati, Lucimara Farias, uma das participantes.
Engenheira civil, Lucimara fez pós-graduação por meio da Escola de Governo e aconselha os colegas do DER a não perderem oportunidades. Vários já estão inscritos em cursos de informática, outros encerraram o de gestão, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unioeste), e alguns fazem pós-graduação. “É só querer crescer como pessoa e profissionalmente que não há impeditivo”, afirma.
A Escola de Governo do Paraná tem salas de aula instaladas no antigo complexo do Banestado, no bairro Santa Cândida, em Curitiba. No entanto, a pedido dos servidores vários cursos são realizados nos locais de trabalho. “Abre-se mais um espaço de discussão interna”, diz a coordenadora de planejamento da Seil, Josil Baptista, mestre em Desenvolvimento Econômico, que também participa das aulas. “Não abro mão da reciclagem, se tiver outro curso vou fazer.”
A modalidade de ensino a distância permitiu que 12.200 servidores fossem certificados nos mais variados cursos, dando mais qualidade aos serviços prestados em quase todos os municípios do Estado.
BOLSAS – Somente no ano passado, 200 funcionários públicos foram beneficiados com bolsas integrais para cursos de pós-graduação em gestão pública, na modalidade especialização. Este ano, implantou-se uma câmara técnica específica para tratar dos cursos de graduação, pós-graduação e residência técnica.
Nos últimos três anos, em parceria com universidades estaduais, 800 servidores participaram de cursos de especialização e 30 ganharam bolsas integrais para mestrado profissional. Em 2012, o governo ofertou 200 vagas para residência técnica nas áreas de engenharia e arquitetura. Neste ano, acrescentaram-se mais 210 vagas nas áreas de pedagogia, serviço social, psicologia, direito, gestão da informação, administração e jornalismo.
A preocupação dos gestores da Escola de Governo não se limita à qualificação profissional. Estende-se também ao bem-estar do servidor. Em 2013, foram realizadas dez palestras, na modalidade a distância, que tiveram a participação de 3.700 servidores. Eles receberam orientações sobre saúde, segurança e qualidade de vida.
O serviço foi levado também a outras esferas administrativas. Por meio de convênios, 400 servidores municipais de 178 prefeituras foram capacitados para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2014, em parceria com as secretarias estaduais do Planejamento e Desenvolvimento Urbano.
Com a Assembleia Legislativa formalizou-se uma cooperação técnica para a realização de 26 cursos visando à capacitação de servidores efetivos e comissionados.
SERVIR COM ARTE – Em sua sexta edição, o programa Servir com Arte, também desenvolvido pela Escola de Governo, foi alterado em 2013. Nos anos anteriores, o programa premiava contos, poesias, crônicas e fotografias produzidas por servidores. Agora, foram oferecidas oficinas artísticas e culturais itinerantes para descobrir ou aprimorar talentos nas áreas de música, canto coral, teatro, cinema, dança, artes visuais, fotografia e introdução ao desenho. O Servir com Arte recebeu 625 inscrições em 20 secretarias e órgãos.
O coordenador estadual de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde, Léo Kriger, de 71 anos, é um deles. Seu pai era proprietário do Foto Brasil, um dos estúdios que foram referência em Curitiba no último século. Conheceu os retoques fotográficos, os trabalhos em chapa de vidro, o filme preto e branco e o colorido. Como professor universitário, fez muitas fotos bucais para slides.
Mas somente agora começou a manusear a máquina digital, e sem precisar sair do ambiente de trabalho. “É uma maneira de se socializar, deixando um pouco o lado funcional e passando a conversar sobre algo que não é do trabalho”, disse. “Essa é uma iniciativa fantástica.” A ação é realizada em parceria com a Faculdade de Artes do Paraná e Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
Foto: Orlando Kissner/ANPr