O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, alertou, nesta terça-feira (13/01), que a presidente Dilma Rousseff se contradiz ao autorizar o reajuste das tarifas de energia em todo país. O tucano lembrou que, no ano passado, a petista foi a público para anunciar a redução dos valores relativos ao preço de luz. Agora o novo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, admitiu que haverá reajustes.
“Ao contrário do que Dilma prometeu em horário nobre, as contas de luz irão às alturas. Poderão ser três ‘tungadas’ no bolso dos consumidores só neste ano: além do reajuste anual das distribuidoras, haverá o aumento extraordinário para bancar a dívida das empresas; e o sistema de bandeiras tarifárias, já em vigor, que aumenta a tarifa quando as usinas térmicas são acionadas”, afirmou o líder no Facebook.
O líder recordou que mais de R$ 30 bilhões do Tesouro Nacional, cujos recursos vêm do contribuinte, foram usados para “bancar o rombo nas elétricas – graças à barbeiragem da presidente, que desestruturou o sistema”.