
Foto: EBC
O assunto é destaque na edição online do portal de notícias do G1. “As previsões foram divulgadas nesta segunda-feira (4) pela autoridade monetária, que realizou pesquisa com mais de 100 bancos”, diz o G1.De acordo com a reportagem, “a expectativa dos economistas dos é que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique em 8,26% neste ano – na semana anterior, a taxa esperada era de 8,25% para 2015. Para 2016, a previsão dos economistas para o IPCA ficou estável em 5,6%.”
Para o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), a economia continua descontrolada, mas o governo insiste em dizer que está no caminho certo. “O índice da inflação esperado pelo Banco Central para este ano aumentou para 8,26% conforme previsão divulgada hoje, portanto maior que a estimativa anterior do próprio governo de 8,20%. Os preços dos alimentos continuam em disparada. Quem faz compras nos mercados sabe muito bem disso. A previsão para o PIB deste ano também piorou: é de queda de 1,18 negativo”.
Ainda segundo o G1, “para o comportamento do PIB neste ano, os economistas do mercado financeiro baixaram sua previsão, na semana passada, para uma retração de 1,18%, contra a estimativa anterior de uma queda de 1,10% em 2015. Se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando foi registrada uma queda de 4,35%.”
Confira AQUI