Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

PSDB comemora união dos partidos de oposição na sucessão estadual na Bahia

10 de abril de 2014
Email Share

Sérgio Passos O presidente do PSDB na Bahia, Sérgio Passos, afirmou que a escolha do militante histórico do partido, o empresário, advogado, jornalista e homem de letras, Joaci Góes, como candidato a vice-governador na chapa do ex-governador Paulo Souto (DEM) – que disputará o governo do Estado, ao lado do candidato ao Senado, Geddel Vieira Lima (PMDB) – representa mais um passo para a consolidação da união das oposições com vistas às eleições de outubro. Para ele, as oposições têm agora os melhores nomes para governar a Bahia. “A vitória de ACM Neto na Prefeitura de Salvador revelou uma forma diferente de governar, com a união do DEM, PSDB, PMDB e partidos coligados. Com a união das oposições, vamos trabalhar juntos para retomar o governo estadual e colocar a Bahia no lugar que ela merece”, afirmou.

Sérgio Passos lembra a trajetória política de Joaci Góes, eleito deputado federal constituinte (1987-1989) e filiado ao PSDB baiano desde 1989, sendo um dos fundadores do partido. “No exercício do seu mandato, foi coordenador da bancada baiana, vice-líder do partido e membro de várias comissões e subcomissões. Foi relator do projeto de Lei que deu origem ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), que foi sancionado em setembro de 1990, entrando em vigor em março de 1991”.

A união das Oposiões foi selada na manhã desta quinta-feira (11) e a chapa será apresentada oficialmente à Bahia em evento a ser realizado na próxima segunda-feira (14), às 10 horas, no Hotel Sheraton. “Unidade conquistada, vamos à luta pra ganhar”, comemorou o deputado federal Jutahy Magalhães. “Fechada a chapa das oposições. DEM, PMDB e PSDB permanecem unidos. Uma chapa forte que aumenta mais ainda a confiança na vitória”, completou o líder do PSDB na Câmara, o deputado federal Antonio Imbassahy presente no encontro.

Currículo

Joaci GóesJoaci Fonseca de Góes, mais conhecido como Joaci Góes, é advogado, jornalista, político, homem de letras e empresário e nasceu na fazenda São Bento, no município de Ipirá (a 202 km de Salvador, na região de Paraguaçu), no dia 25 de agosto de 1938. Ele cursou o primário nos arraiais de Ponto Alegre e Pau Ferro, e aos onze anos seguiu para Salvador, onde cursou o ginasial no Colégio Severino Vieira, o colegial no Central e graduou-se pela Escola de Direito da Universidade Federal da Bahia.

Empreendedor, atua desde 1960 nos mais diversificados negócios: construção civil, jornalismo, telejornalismo, agropecuária, hotelaria, energia, educação, indústria, finanças e em diversos setores do ramo imobiliário. Como jornalista, além de colaborar na imprensa baiana, foi, por mais de 27 anos, o principal dirigente do jornal “Tribuna da Bahia” e co-proprietário da Rádio e TV Aratu. Como politico, foi eleito deputado federal constituinte (1987-1989) e, no exercício do seu mandato, foi coordenador da bancada baiana, vice-líder do partido e membro de várias comissões e subcomissões. É filiado ao PSDB baiano desde 1989, sendo um dos fundadores do partido. Como intelectual, é conferencista, orador, articulista e autor de vários ensaios.

Joaci assina uma coluna semanal do jornal “Tribuna da Bahia”, é comentarista da Rádio Metrópole e consultor educacional das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Além disso, é titular da Academia de Letras da Bahia, onde ocupa a Cadeira nº 7, que tem como patrono José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu. Ele também é sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, diretor da Associação Comercial da Bahia e sócio do Instituto Genealógico da Bahia. Casado com Lídice Ferraz de Góes, tem dois filhos (o empresário Joaci Filho e o cantor e compositor Alex) e dois netos (os gêmeos Daniel e Maria Eduarda).

Compartilhe!