Augusto Castro (PSDB-BA)"> PSDB critica gestão do turismo na Bahia - PSDB – BA
Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

PSDB critica gestão do turismo na Bahia

3 de abril de 2014
Email Share

deputadoaugustocastro_PSDBBA 2Deputado Augusto Castro (PSDB-BA)[/caption]O aumento da violência e a falta de investimentos em infraestrutura e planejamento no setor turístico na Bahia foi duramente criticada pelos parlamentares do PSDB baiano. “Infelizmente, a falta de investimentos no turismo tem feito com que a Bahia perca espaço para outros estados do Nordeste, principalmente, para Pernambuco”, ressaltou o deputado estadual Augusto Castro (PSDB-BA).

Segundo o parlamentar, embora o Estado esteja na frente de Pernambuco, a falta de investimentos no turismo vem fazendo com que a diferença diminua cada vez mais. “De 2012 para 2013, havia uma diferença para a Bahia em torno de um milhão de passageiros, que passou agora a apenas 400 mil. Nos últimos dois meses, Pernambuco já havia conseguido ultrapassar a Bahia no mercado internacional. E é desse jeito que o governo do Estado diz que tem atraído turistas?”, questionou Castro.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) classificou como “sofrível” a ocupação hoteleira em Salvador em janeiro deste ano. Apesar de ser um período de alta estação, a taxa média de ocupação dos hotéis foi de 63,94%. Já a Infraero informou que houve uma queda de 11,8% no desembarque de passageiros nacionais e internacionais por via aérea na capital baiana em 2013. “A Bahia vem perdendo terreno no trade turístico nordestino e isso se deve à falta de investimentos em melhorias de infraestrutura, divulgação e capacitação de mão-de-obra nos principais destinos turísticos da Bahia”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Paulo Câmara (PSDB-BA).

A perda de oportunidades do turismo brasileiro, devido à falta de planejamento e gestão eficiente do governo federal, foi criticada pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), durante palestra no Fórum Panrotas 2014, nesta terça-feira (1º), em São Paulo. O senador citou ainda o fraco crescimento do número de turistas estrangeiros que visitam o país. “Ao longo dos últimos 10 anos, desde a criação do Ministério do Turismo, o número de turistas estrangeiros cresceu de 5,3 milhões para 5,6 milhões. Isso é absolutamente nada!”, disse Aécio.

Compartilhe!