Filie-se
PSDB – BA
PSDB – BA

Recursos para o Fies estão esgotados, afirma ministro da Educação

5 de maio de 2015
Email Share

renato_janine-300x207Brasília (DF) – O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou nesta segunda-feira (4) que 252.442 novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram fechados neste ano. O balanço divulgado hoje pelo ministro apontou que o número representa cerca de 52% das adesões ao financiamento efetivadas no primeiro semestre do ano passado, de aproximadamente 480 mil. As informações são da reportagem do jornal O Globo. “Esgotamos o recurso que estava destinado”, disse Janine, referindo-se aos R$ 2,5 bilhões previstos para os novos contratos no primeiro semestre.

Para o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA), a verdade é que o governo estourou o orçamento no ano das eleições e não tem dinheiro para bancar os projetos importantes. “Esse ano só foram aceitos um terço dos requerimentos em relação ao total de 2014”, criticou o tucano, ressaltando que a pátria educadora da presidente Dilma tenta derrubar a liminar concedida pela justiça do Mato Grosso, que determina a prorrogação das inscrições para novos contratos do Fies. “A justificativa do juiz é lógica: se o site do Fies estava com problemas e prejudicou vários estudantes eles têm o direito de uma nova oportunidade para efetuar suas inscrições”.

Já para o deputado federal Jutahy Magalhães Jr, finalmente a verdade apareceu sobre o Fies. “Pelo menos 250 mil alunos ficaram quatro meses em frente ao computador sendo enrolados, quando a verdade é que não tinha dinheiro”.

Sistema de aditamento

O Ministério da Educação (MEC) informou que, em relação aos 1,9 milhão de contratos existentes, só faltam 148.757 para serem aditados. O sistema, no entanto, continua apresentando problemas. Por isso, o prazo para os aditamentos, que terminava em 30 de abril, foi prorrogado até 29 de maio. O ministro afirmou, no entanto, que a prorrogação seria inócua.

“Entendemos que, não havendo mais recursos, a reabertura das inscrições seria inútil”, disse. Em 2015, de acordo com o MEC, o número de estudantes que tentaram o financiamento pela primeira vez foi de cerca de 500 mil. Ou seja, um em cada dois alunos que pleitearam o Fies conseguiu. Até o ano passado, praticamente todos os pedidos eram atendidos. A redução é reflexo do ajuste fiscal feito pelo governo.

Clique AQUI para ler a íntegra da matéria.

Compartilhe!