Brasília – Deputados federais do PSDB afirmaram, nesta quinta-feira (20), que a prisão de Paulo Roberto da Costa, ex-dirigente da Petrobras e acusado pela Polícia Federal de lavagem de dinheiro, destaca ainda mais a necessidade de esclarecimentos e investigações sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA).
O negócio, fechado pela Petrobras em 2006, gerou um prejuízo bilionário para a estatal. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, qualificou a empreitada como “uma decisão tão danosa para as finanças da Petrobras e para o próprio país”.
O ex-dirigente da Petrobras preso hoje pela Polícia Federal teve participação no processo e sua atuação no caso é alvo de investigação do Ministério Público.
Lavanderia
“A prisão desse ex-dirigente é mais uma prova de que essa operação foi uma grande lavanderia”, atacou o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT).
Para Izalci Lucas (PSDB-DF), é necessário o aprimoramento das investigações sobre o caso. “Com relação a compra da refinaria, não há dúvidas de que houve ou incompetência por parte do governo ou conivência com uma transação danosa. Por isso precisamos de apurações”, disse.
A opinião é partilhada pelo deputado federal Jutahy Junior (PSDB-BA): “Infelizmente, um negócio com todas as características de pilantragem. Defendo o aprofundamento das investigações e a realização de uma CPI no Congresso”.