PSDB – CE

Aécio se inspira em projeto de Tasso que visa melhorias na segurança pública

aecio tassoO Brasil é o país com o maior número de cidades mais violentas do mundo, segundo “Estudo Global sobre Homicídios 2013”, pesquisa divulgada este ano pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc). A realidade do Nordeste Brasileiro e de Fortaleza é ainda mais preocupante. Seis cidades da região estão entre as 30 mais perigosas do mundo, e Fortaleza figura o 7º lugar do ranking das cidades mais violentas do mundo e no 2º do Brasil.

Na década de 1990, Tasso iniciou, uma “reforma da polícia no Ceará”, criando o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e os Distritos Modelos. Posteriormente, como Senador, criou proposta que dá competência aos governos estaduais de unificar as Polícias Civil e Militar. No Senado, o candidato foi presidente da Subcomissão de Segurança Pública.

“Quando estava no Governo, procurei especialistas na área (segurança) e a referência foi o ex-secretário da cidade de Nova Iorque, William Bratton. A ideia dele era a criação de um sistema de informação, com integração das polícias, mas minha gestão acabou e os atuais gestores fizeram o contrário do que foi estudado e proposto ”, explicou Tasso. Bratton foi responsável pela significativa redução da criminalidade cidade de Nova Iorque em 1993. Atualmente, é  comissário de polícia da cidade estadunidense.

A ideia inovadora de unificar as polícias, criada por Tasso, será retomada pelo futuro presidente da república Aécio Neves, que visa, em seu plano de governo, integrar e otimizar as ações das polícias brasileiras, bem como introduzir mecanismos de incentivos com base em resultados. Com a sua experiência, Tasso Jereissati no Senado vai ajudar Aécio na construção de um Brasil seguro, que trará aos brasileiros a tranqüilidade de ir e vir.

Ver mais