PSDB – CE

“As medidas do governo são uma tentativa desesperada de mudar os rumos da economia à força”, diz pesquisadora

crise-economica-mundial-10O governo nunca teve convicção do ajuste fiscal e agora este pode estar com os dias contados, afirmou a pesquisadora do Instituto Peterson de Economia Internacional Monica de Bolle. Ela acredita que se o governo continuar seguindo a tendência de gastar mais para reerguer a economia na marra, o país sofrerá uma crise ainda mais severa.

A pesquisadora observa que há falta de entendimento da situação como um todo e que se não houver impeachment uma mudança política ocorrerá. “Culpam o ajuste fiscal de Levy pela recessão, quando o ajuste sequer aconteceu. E o governo está inclinado a acreditar nisso por princípio”, explica em matéria publicada hoje (17) no jornal O Globo.

“A situação fiscal é dramática e existe um medo não só do mercado, mas também, dos empresários e do consumidor a respeito da forma como esse governo vem conduzindo a política econômica”, alerta. Ela acredita que as medidas adotadas pelo governo são uma tentativa desesperada de mudar os rumos da economia à força.

Na opinião da especialista, se o ajuste fiscal não for feito a crise se alastrará e em 2018 o cenário será de terra arrasada. “O governo terá que fazer o trabalho que devia ter sido feito nos últimos três anos, postergando muito a melhora da economia. Nesse cenário, pode esquecer o investimento em educação e saúde. Essa é a parte trágica dessa história’, lamenta.

Ver mais