PSDB – CE

Aumento da dívida privada faz Brasil liderar ranking de vulnerabilidade entre países emergentes

dinheiro_audfpborgBrasília (DF) – Os números já astronômicos da dívida pública brasileira foram superados pela dívida das empresas privadas, que aumentou rapidamente nos mercados emergentes nos últimos dez anos. Segundo a agência de classificação de risco Fitch, o Brasil lidera o ranking de vulnerabilidade entre os sete grandes países emergentes. A dívida do setor privado deve atingir 93% do Produto Interno Bruto (PIB) até o final deste ano.

As informações são de reportagem desta quinta (3/12) do jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com a publicação, a agência listou uma série de problemas que agravam a vulnerabilidade do país, entre eles a desaceleração da economia, a alta taxa de juros, a volatilidade do câmbio e a queda nos preços de matérias-primas de exportação.

A dívida média do setor privado nos grandes países emergentes – Brasil, Índia, Indonésia, México, Rússia, África do Sul e Turquia – subiu de 46% do PIB, em 2005, para 71% em 2014. Até o final de 2015, o valor pode chegar a 77%, segundo a Fitch.

A agência de classificação de risco alertou ainda que muitas das crises econômicas em países emergentes têm sido precedidas pelo aumento da dívida, já que o déficit no setor privado foi frequentemente migrado para balanços dos governos, em crises financeiras passadas.

Isso pode pressionar ainda mais as empresas estatais e os bancos públicos, que são a principal fonte de empréstimos por trás do aumento da dívida.

 

Ver mais