PSDB – CE

BNDES pede falência imediata de empresas do amigo de Lula por calote

987422-01122015-dsc_5937Brasília (DF) – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ingressou com um pedido de falência “imediata” das empresas de José Carlos Bumlai, o amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que está preso, após um ano sem receber de seu grupo empresarial. As informações são da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (23).

De acordo com a reportagem, a usina São Fernando, do empresário, entrou em recuperação judicial em abril de 2013, com dívida de R$ 1,2 bilhão. O BNDES é o maior credor das empresas de Bumlai, que é réu na Operação Lava-Jato.

O banco corre o risco de perder cerca de R$ 300 milhões, o equivalente a um quarto da dívida total, caso a Justiça acolha o pedido.

Fazem parte do grupo de Bumlai uma usina de álcool e açúcar e empresa que produz energia a partir de bagaço de cana, entre outros negócios. Todas as empresas estão em nome dos filhos do pecuarista e ficam no Mato Grosso do Sul.

O banco já havia pedido a falência do grupo São Fernando em junho deste ano. Segundo a Folha, como o grupo não cumpriu o que havia acertado em seu plano de recuperação, o BNDES ingressou com uma nova petição.

No novo pedido, feito à Justiça de Dourados (MS) no último mês, os advogados do BNDES argumentaram que “o processo de recuperação judicial, neste momento, visa tão somente a procrastinar providência inevitável, qual seja, a decretação de falência”.

Clique aqui para ler a íntegra.

Ver mais