PSDB – CE

Brasileiros devem usar 13º para pagar dívidas e contas atrasadas

dinheiro_calculadoraQuase três quartos dos mais de 84 milhões de brasileiros que vão receber o décimo terceiro deve usar o dinheiro extra para pagar dívidas. Os dados são de pesquisa feita pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac) e foram divulgados em reportagem do jornal O Globo publicada nesta segunda-feira (23/11).

O salário extra deve injetar R$ 173 bilhões na economia do país, quantia que deve ser usada para pagar débitos com juros mais altos, segundo especialistas. O cartão de crédito, cujos juros já atingiram 368,27% ao ano, maior valor desde 1996, deve ser tratado como prioridade.

Para Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor de Pesquisas Econômicas da Anefac, contas como a de água e luz, que podem levar a cortes de fornecimento em caso de não pagamento, também devem ser vistas com maior atenção. Ele completou com uma dica: “Se a dívida for maior que o próprio abono de fim de ano, deve-se liquidar o máximo possível e renegociar o restante. Outra opção é trocar a dívida por uma com juros mais civilizados, como o empréstimo pessoal, por exemplo”, orientou.

Após o pagamento destas dívidas, o conselho é já se preparar para as despesas extras comuns ao início do ano, como material escolar, IPVA e IPTU, de acordo com Mauro Calil, especialista em investimentos do banco Ourinvest.

Ouvido pela reportagem do jornal carioca, o argentino radicado no Brasil Milko Montellano afirmou que a situação vai fazê-lo alterar os planos. “Vamos mudar os presentes de fim de ano para usar o dinheiro com as contas em atraso. Tenho duas parcelas do carro e algumas contas do meu escritório. Tudo subiu muito, como a mensalidade escolar. Tenho dois filhos. Além de IPVA e IPTU, ainda tenho que pagar material e matrículas escolares, que estão um horror”, queixou-se.

 

Ver mais