PSDB – CE

Campanha descabida: governo aumenta tarifa de energia, mas não economiza na propaganda para explicar o motivo do reajuste

Linhas de Transmissao de Energia Foto DivulgacaoO governo federal pretende lançar uma campanha publicitária para prestar contas aos cidadãos em relação ao reajuste das tarifas de energia. De acordo com dados do IBGE, os consumidores já estão pagando 47,33% só entre janeiro e agosto deste ano.

O assunto foi discutido esta semana entre os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, e de Minas e Energia, Eduardo Braga.

Depois de usar eleitoralmente a redução das tarifas de energia como bandeira de sua campanha à reeleição, Dilma agora buscar justificar o aumento das contas. A ideia é convencer agora os consumidores que o reajuste trouxe robustez ao setor, afastando riscos de racionamento.

As informações constam em matéria publicada na edição desta sexta-feira (2), do jornal “O Globo”.

Pesquisa do Ibope, divulgada nesta quinta-feira (01), pela Associação Brasileira de Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel, mostrou que 88% dos brasileiros consideram os preços pagos pela energia elétrica caros ou muito caros. Pelo menos seis de cada grupo de dez pessoas ouvidas acham que o preço da energia no Brasil é abusivo.

“Acho um absurdo o governo querer realizar uma campanha explicativa sobre o aumento da conta de luz, sendo que ele mesmo é o responsável por toda essa alta”, observa o deputado federal Alexandre Baldy (PSDB-GO).

Para o parlamentar tucano, será usado mais dinheiro público “para poder explicar para o cidadão que, por incompetência, quebrou o setor energético e essa conta toda foi colocada nas costas dos brasileiros.”

“É descabida uma campanha gastando dinheiro público para promover algo que é inexplicável.”

Ver mais