A presidente Dilma Rousseff (PT) até que tentou ‘calar’ os canavieiros nordestinos que foram barrados pela sua segurança durante inauguração, nesta quinta-feira (21), da pista leste da Via Mangue que liga o centro do Recife à Zona Sul da cidade.
Em seu discurso, Dilma anunciou que estará publicando no Diário Oficial da União, nesta sexta (22), um decreto regulamento a lei que permite os produtores de açúcar a usar recursos do fundo de exportação para obter financiamento privado.
Acontece que a medida só acirrou ainda mais os ânimos dos canavieiros que defenderam o impeachment da presidente, segundo eles como uma questão de “justiça”, e anunciaram um “tratoraço” para o dia 13 de março em várias capitais do Nordeste.
A União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) reagiu ao decreto anunciado pela presidente Dilma porque ele atende exclusivamente as usinas de açúcar e não os plantadores.
Segundo o presidente da entidade, Alexandre Andrade Lima, com essa medida a presidente Dilma “ou tenta ludibriar a opinião pública, ou ainda pior, mostrou o seu total desconhecimento e desinteresse com este setor, que, além de ser mais frágil economicamente, por estar na ponta da cadeia produtiva do açúcar e etanol, também precisa sobreviver, gerar emprego e renda e manter as famílias no Nordeste”, ressaltou em entrevista a um blog local.
Do PSDB-PE