PSDB – CE

Certidão de nascimento: Ação de cidadania muda a vida de pessoas no Marajó (PA)

Uma ação de cidadania mudou a realidade de famílias de comunidades distantes no Marajó.

Em 2013 o Governo do Estado lançou a Campanha de Combate ao Sub-registro de Nascimento. A partir daí, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) iniciou a ação de cidadania nos municípios que possuem grande número de crianças sem certidão de nascimento.

O trabalho está tendo continuidade neste ano e no final de fevereiro garantiu cidadania para mais de 350 pessoas. Foram emitidas 17 certidões de primeira via e 336 de segunda via. “Tivemos casos de certidões feitas ainda à mão pelo bisavô do escrevente do cartório”, destacou Elizanete Viterbino, gerente de projetos estratégicos da Seas.

Por meio da certidão a pessoa vai ter acesso a todos os serviços de que o estado dispõe, inclusive programas sociais. É um direito constitucional e faz a pessoa existir de fato e de direito.

Depoimentos

Para muitos, o documento representou uma mudança de vida. Houve pessoas com mais de 60 anos de idade que choraram ao retirar a primeira certidão. Um jovem que também retirou a primeira certidão que ficou tão feliz, que foi avisando a todas as pessoas que estavam perto do local da ação para retirarem seus documentos porque era muito importante.

Um caso em particular chamou atenção de toda a equipe. Um senhor, que durante uma ação da Caravana Pro Paz Cidadania, em Santarém, chegou com a cabeça baixa e não levantava nem pra falar, mudou completamente ao receber sua certidão.

Na comunidade de Curiosidade a equipe da Seas encontrou o caso da dona de casa Anerci Ferreira. “Levei uma manhã inteira para chegar aqui e tirar a segunda via da certidão. Nem acredito que o Governo veio até mim, pois levaria dias para conseguir chegar à Cachoeira e na minha idade não tenho mais como fazer longas viagens”, disse.

Do Portal do governo do Pará

Ver mais