PSDB – CE

Combate à corrupção é tema de debate em seminário na Câmara dos Deputados

corrpcaoebc22-300x199Brasília (DF) – Um dos temas mais importantes e recorrentes no cenário político brasileiro, o combate à corrupção, está em discussão nesta quarta-feira (19) no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. Por iniciativa do capítulo brasileiro da Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção (Gopac), presidido pelo secretário-geral do PSDB, deputado Mendes Thame (SP), o seminário internacional conta com a presença de membros do Legislativo, da imprensa, de órgãos de fiscalização do Estado e da sociedade civil.

Para Thame, um dos principais motes do seminário é promover a troca de experiência em nível internacional  e despertar na população a consciência de que os recursos desviados são públicos.“Nosso objetivo é mostrar que o combate à corrupção é permanente, mostrar que há fragilidades no Estado brasileiro que precisam ser supridas, com o fortalecimento das instituições de um lado e com o aprimoramento e modernização da legislação de outro”, disse o tucano.

 Vítimas
O presidente da Gopac Mundial, o embaixador Jorge Zermeño Infante, salientou que a prática corruptiva vitima pessoas de todos os cantos do mundo.

“A corrupção é uma violação permanente a direitos fundamentais. Trata-se de delitos contra a economia nacional e, portanto, contra o desenvolvimento”, apontou. Ele lembrou a importância de ações de prevenção, que devem partir dos próprios parlamentares: “Normalizar a transparência e probidade dos Congressos é condição sem a qual não se pode combater a corrupção”.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos deputados tucanos Duarte Nogueira (SP), Izalci Lucas (DF), Reinaldo Azambuja (MS), William Dib (SP) e Luiz Pitiman (DF), vice-presidente da Gopac para a região Centro-Oeste; do deputado estadual Adilson Troca (PSDB-RS); além de representantes do PSDB-Mulher, senadores, vereadores e lideranças de diversos partidos.

Ao longo do dia serão discutidos a fragilidade e o aperfeiçoamento dos mecanismos de fiscalização do Estado brasileiro, o volume de recursos retirados da população por conta da sonegação e corrupção e como isso atrapalha investimentos e degrada o ambiente de negócios, trazendo impactos econômicos e insegurança jurídica.

Ver mais