PSDB – CE

Construção pesada registra menor número de trabalhadores desde abril de 2012

belo_monteA construção pesada vem perdendo trabalhadores no estado de São Paulo. O número de operários diminuiu 9,57% até outubro deste ano. No mesmo mês foram demitidos 1.290 funcionários.  No total foram 11,5 mil vagas fechadas no período, conforme matéria publicada hoje (2) no jornal Folha de São Paulo.

A falta de pagamentos e a diminuição no número de obras em estradas são apontados pelo Sinicesp (sindicato do setor) como os principais responsáveis pelo recuo no mercado de trabalho. Os atrasos nas remunerações chegam a R$ 100 milhões, segundo o sindicato. Parte desse valor deveria ter sido paga há 40 dias e outra parte há uma semana.

O setor emprega atualmente 108.454 pessoas. Esse é o número mais baixo registrado desde abril de 2012. De acordo com o Sinicesp, o estado reduziu o cronograma das obras para poder fazer os pagamentos.

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão do Estado, informou que 69 obras rodoviárias estão em andamento, com investimento de R$ 3,3 bilhões, e que os pagamentos deverão se realizados nesta quarta (2).

Ver mais