PSDB – CE

Consumidor deverá pagar do próprio bolso por socorro dado a empresas

apagao4Brasília (DF) – O consumidor brasileiro deve se preparar para que, em breve, pague ao longo de cinco anos o valor dado em ajuda para as distribuidoras de energia elétrica, de R$ 1,2 bilhão. O repasse, segundo a Folha de S. Paulo, é preparado pelo governo federal.  As empresas do setor estavam com dificuldades de caixa para bancar o custo extra da energia gerada pelas termelétricas.

A energia está sendo usada por causa da forte seca que atingiu o país no início do ano e impediu a recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Para suprir a deficiência dessa geração, todas as térmicas, que são mais caras e poluentes -usam carvão, gás e óleo combustível-, tiveram de ser ligadas.

Por enquanto não foi informado de onde sairia o dinheiro, se do Tesouro Nacional ou dos consumidores.  Em 2013 essa conta ficou perto de R$ 10 bilhões e os repasses, que deveriam começar a recair sobre as tarifas neste ano, foram segurados pelo governo, para não aumentar o preço da energia.

Agora, esse repasse de 2013 irá ocorrer em um prazo menor, entre 2015 e 2018. Também foi não decidido se o governo manterá o socorro a essas empresas ao longo deste ano e quanto vai pagar por mês.

Ver mais