PSDB – CE

Crise econômica agrava inadimplência entre beneficiários do Fies

Rep-site-FiesBrasília (DF) – Além de causar os cortes orçamentários que restringiram a entrada de estudantes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a crise econômica conduzida pela gestão petista também agravou a situação de inadimplência entre os beneficiários do programa. Segundo auditoria feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) no final do ano passado, quase metade dos beneficiários do Fies estão com pagamentos atrasados – alguns há mais de um ano.

As informações são de reportagem desta sexta-feira (08/01) do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, em 2014, 47% dos contratos em fase de amortização – quando o estudante já concluiu o curso, completou 18 meses de carência e começou a pagar o reembolso – estão atrasados. Vale lembrar que o Fies é uma das grandes bandeiras da propaganda da presidente Dilma Rousseff.

Para a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC), a situação do programa de financiamento estudantil é problemática. “Tanto os problemas que os estudantes estavam tendo para acessar o Fies, como verificamos no ano passado, quanto a situação de quem não consegue pagar resumem-se a má gestão do programa”, afirmou.

A parlamentar avaliou que falta ao governo federal um controle maior sobre os seus programas, especialmente os da área educacional. “Como é que se sabe se os universitários, após a conclusão do programa, conseguem ou não um emprego, e têm condições de pagar? Esse controle deveria ser mais rigoroso, ter um acompanhamento melhor. É o que está faltando nesse governo, gestão”, disse.

Na auditoria, a CGU destacou que há o risco de que o percentual de inadimplência dos beneficiários do Fies “continue a aumentar devido à atual situação econômica do país”.

“Não conseguem gerir o país”, acrescentou a deputada Geovânia de Sá. “Esse programa é só o reflexo de várias outras problemáticas do nosso país e desse governo, que não age fazendo gestão com seriedade”, completou a tucana.

Ver mais