
Presidindo o evento, o deputado Carlos Matos (PSDB) disse que não tem como fortalecer a agricultura brasileira sem promover a assistência técnica. “Temos que rever as leis e fortalecer a ATER, pois seria uma grande ferramenta para o desenvolvimento econômico do nosso País”, sugeriu.
O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) ressaltou que muitos agricultores e cooperativas solicitam e necessitam dos serviços da ATER, confirmando, portanto, a importância do setor para os agricultores brasileiros.
O presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Ater, deputado federal Zé Silva (SD-MG), observou que esse tipo de seminário vem acontecendo nas diversas regiões do País desde julho de 2015, com o intuito de recolher propostas para definir que tipo de extensão rural cada região precisa.
Estiveram presentes ainda ao evento os deputados federais Evair de Melo (PV-ES), Luiz Cláudio (PR-RO), o secretário de Agricultura do Estado do Ceará, Euvaldo Bringel; o presidente da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Argileu Martins; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, Antônio Amorim; o presidente do Sindicato das Cooperativas Brasileiras no Estado do Ceará (OCB-CE), João Nicédio.