PSDB – CE

Em artigo, Financial Times compara a economia brasileira a um doente em estado terminal

economia-bovespa-foto-fabio-pozzebom-abr-300x204Brasília (DF) – A crise econômica brasileira não tem sido vista com bons olhos por investidores e pela mídia internacional. Em um artigo publicado neste domingo (13/9), o jornal britânico Financial Times subiu o tom de suas críticas, comparando o Brasil a um doente em estado terminal. “Se o Brasil fosse um paciente internado, os médicos da UTI já o teriam diagnosticado como doente terminal. […] Os rins têm falhado; o coração vai parar em breve. A economia está uma bagunça”, diz a publicação.

As informações são de reportagem publicada no domingo (13/9) pelo portal InfoMoney. Segundo o Financial Times, o Brasil vive sua pior recessão desde a Grande Depressão de 1929 – o artigo destaca que a previsão dos especialistas é que a economia do país encolha até 3% neste ano, e cerca de 2% em 2016.

A publicação menciona também a desordem das finanças públicas, e lembra que neste mês, pela primeira vez desde o início da democracia, o governo admitiu a possibilidade de um déficit fiscal primário.

Standard & Poor’s

O Financial Times afirmou ainda que a impopularidade da presidente Dilma Rousseff e os crescentes níveis da dívida brasileira estão por trás da decisão da agência de classificação de risco Standard & Poor’s de rebaixar o grau de investimento do Brasil. De acordo com a publicação, caso outra agência siga a decisão da S&P, muitos investidores estrangeiros serão obrigados a vender suas participações em fundos brasileiros, piorando a crise.

“Dado o ambiente externo difícil – a economia da China desacelerando, o colapso nos preços das commodities, e a perspectiva por taxas de juros mais altas nos Estados Unidos – o Brasil está sofrendo o começo do estresse econômico extremo”, completa o artigo.

Ver mais