PSDB – CE

Crise na saúde pública no Ceará: “Houve um erro de estratégia”, diz o deputado estadual Carlos Matos

Em entrevista ao jornal O Estado, edição de 11/01/15, o deputado estadual Carlos Matos (PSDB) demonstrou preocupação com a crise na saúde pública no estado do Ceará. “Qual vai ser o plano estruturante para os próximos três próximos anos no Estado?”, pergunta o deputado tucano.

Para o parlamentar, a crise na saúde pública, hoje, é decorrente de um erro de estratégia em que o Governo e as demais prefeituras não construíram uma rede de atendimento eficaz. “Houve muito investimento em infraestrutura, sem planejar uma rede integrada de saúde. Há pouco diálogo hoje com os municípios em que eles deveriam ter seus recursos fortalecidos; agora, estão morrendo à míngua”, diz.

Carlos Matos salienta, ainda, que em função de a rede primária não funcionar a contento, os hospitais terciários, consequentemente, ficam saturados. “Se houvesse o controle rigoroso de doenças crônicas como diabetes e AVC no primeiro momento, minimizaria a lotação nos grandes hospitais”, opina.

O Sindicato dos Médicos do Ceará informa que hoje (11/01/15), tem 252 pessoas sendo atendidas nos corredores das Unidades de Saúde do Ceará à espera de um leito.

Fonte: Jornal O Estado

Ver mais